referencias

Adriano Nazareth, nasceu na cidade do Porto, vindo a falecer, na mesma, a 30 de Dezembro de 1998.
A sua vida esteve sempre ligada à televisão, Realizador da Rádio Televisão Portuguesa (RTP), para onde entrou em 1957, sendo nomeado realizador 2 anos mais tarde. Como bolseiro estudou cinema em Madrid, na “Escuela Oficial de Cinematografia” e, em Paris, televisão na ORTF. Estagiou em estúdios de cinema e de televisão em Espanha e Roma, respectivamente.
Ascendem a um milhar os programas que realizou e a meia centena quer as peças de teatro quer os filmes que encenou e realizou, destacando-se: O Barredo; Um Rio foi Vencido; O Mar também Dá Pão; Onde os Bois Lavram o Mar; Electricidade, a Nova Riqueza do Douro; O Sargaceiro da Apúlia; Uma História Japonesa; Barcos Rabelos; A Itália pela Objectiva; A Espanha pela Objectiva; Fisionomia duma Cidade; Moliceiros; À Sombra do Claustro; Os Caminhos Portugueses de Santiago; Conímbriga; Bangkok; Manila; Macau-70; Henrique Medina - Pintor; João Charters de Almeida; Antologia Poética de António Nobre; A História é feita pelo Povo. Com o seu filme Os Caminhos Portugueses de Santiago obteve o Prémio Nacional do Turismo Espanhol.
Para além do gosto pela televisão, cinema, música e leitura, a arte, especialmente pintura e escultura faziam parte do seu universo, o que fez surgir em Outubro de 1988, a Nazareth's Galeria de Arte na cidade que o viu nascer.